sábado, 28 de abril de 2012

São José Operário

É um santo muito lembrado no dia primeiro de Maio, quando se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho.
Não há distinção entre o São José, personagem do Novo Testamento, descendente do rei Davi de Israel, pertencente a tribo de Judá que foi designado por Deus para se casar com Maria, a escolhida mãe de Jesus. Tornou-se extremoso e zeloso pai adotivo de Jesus e por essas qualidades é considerado o Padroeiro da Família.
Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado ao Filho aprendiz e por isso também popularmente conhecido como “Padroeiro dos Trabalhadores”.
Simplesmente São José ou São José Operário é um dos santos mais populares da Igreja Católica e por ter protegido o Filho de Deus na terra também recebeu o título de Protetor da Igreja.
No calendário do dia do Santos da Igreja Católica é comemorado dia 19 de março.


Paulo Coelho e sua devoção a São José.


Neste ano, Paulo Coelho comemorou 25 anos consecutivos, o dia do seu santo de devoção, São José, padroeiro dos trabalhadores e da família.
Ele que nasceu enrolado no cordão umbilical, sobreviveu pela promessa de sua mãe que pediu a intercessão do santo. A promessa foi esquecida por ele até quando peregrinou no caminho de Santiago de Compostela. A divulgação de sua devoção se realiza em
comemoração ao dia do santo, cada ano num lugar do mundo, acompanhado de no máximo 150 convidados, na maioria amigos, funcionários das editoras que o publicam e pessoas com quem tem contatos mais freqüentes ou próximos.
Neste ano de 2012, morador de Genebra desde 2008, resolveu comemorar seu santo na própria Itália. Reuniu os amigos no Castello Superiore de Maróstica, em Veneto e dentre os convidados estava o amigo Rudolf Scherher, guitarrista do Scorpions, de quem ganhou uma guitarra com a qual tocou e entoou algumas músicas para seus convidados, como: Rock You like a Hurricane e Still Loving You.
O ápice da festa realmente foi a oração repetida em várias línguas, devido as diferentes nacionalidades dos convidados presentes; pedindo a proteção a todos os desempregados e aos que necessitam de conforto, não importando a religião ou credo de cada um.
Christina Oiticica sua mulher e Paula Oiticica, sua sogra também participaram da comemoração.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

MAIO, MÊS DE MARIA...


O mês de maio ainda é considerado o Mês de Maria. Antes da reforma da Liturgia iniciada por Pio XII, com a introdução da missa vespertina, havia celebrações não litúrgicas, à noite, celebrações devocionais em louvor de Maria no mês de maio inteiro.
Todos os dias à noite havia o terço solene, a ladainha cantada de Nossa Senhora, procissões, muitos cânticos, muitas flores, bênção com o Santíssimo Sacramento. Estas celebrações não eram litúrgicas. A liturgia verdadeira é formada daqueles ritos que cercam a celebração dos sacramentos. É que antigamente não se podia celebrar missa após o meio dia. Então, à noite havia a chamada “Reza”. À noite os devotos iam para a “reza”, Hoje se vai para a missa. A missa esvaziou a “reza”.
                   A missa é a Eucaristia, e a Eucaristia é tudo na Igreja, é o centro da verdadeira devoção e da vida cristã. Nada pode substituí-la. Ela tem uma densidade total. Há liturgia de missa mais solene e liturgia mais simples. Há missa com cânticos e há missa sem. Mas, a missa em si é sempre a mesma: é a Eucaristia que é a repetição da Ceia do Senhor e de sua Morte e Ressurreição. A reforma de Pio XII foi correta e o Concílio não só a confirmou, mas também a enriqueceu enormemente. Por isso aquelas devoções não litúrgicas, celebradas com grande aparato, foram diminuindo, como aconteceu com as
celebrações do mês de maio.
                Isso não quer dizer que não possamos celebrar o Mês de Maria, com devoção e até com solenidade. Isto depende muito da oportunidade, da criatividade e de uma série de coisas que se podem implementar na Igreja. Mas não podemos nos esquecer que nada pode ser mais importante que a missa, mesmo a que é celebrada na simplicidade. Aliás, está muito esquecido que o silêncio faz parte da liturgia da missa. Quantas vezes a missa se torna cansativa, porque não se faz um pouco de silêncio durante sua celebração, para se assimilar a riqueza incomparável da presença real eucarística, e a riqueza da Palavra de Deus, que também nos alimenta e que precisa ser meditada.
              Nada há contra as celebrações em louvor de Maria, no mês dedicado a Ela. Ela é a Mãe de Jesus, é nossa intercessora por excelência, depois de Cristo Jesus. Ela nos foi dada como Mãe, na pessoa de João. Qual é o católico que não vibra com tudo aquilo que fazemos em louvor de Maria?! A pronúncia do seu nome já nos traz doçura para o coração. A ela os católicos se confiam nas horas de aflição, porque sua intercessão é poderosa. Então programar os momentos de Maria durante o seu mês hoje, depende de nós, de nossas comunidades que estão livres para manifestar sua criatividade.
                                                                                        
                                                          F. Ismael Martignago - Pároco

quarta-feira, 25 de abril de 2012

COM A BENÇÃO DE DEUS, A AUTORIZAÇÃO DE NOSSO PÁROCO FREI ISMAEL E INCIATIVA DA CCEV COM O SANTUÁRIO DE STA. CLARA, GOSTARÍAMOS DE
COMUNICAR QUE HAVERÁ NOITES DE LOUVOR NAS DE SEXTAS-FEIRAS, NO SANTUÁRIO SANTA CLARA COM:
- COMUNIDADE CATÓLICA RESGATE DE IBIRAREMA
   DIA 11 DE MAIO;
- GRUPO DE ORAÇÃO JESUS TE CHAMA DA COMUNIDADE DA SANTA TEREZINHA
   DIA 18 DE MAIO
- GRUPO DE ORAÇÃO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - MATRIZ
   DIA 25 DE MAIO.

SEMPRE A PARTIR DAS 19h 30min.
O OBJETIVO É A REALIZAÇÃO DE LOUVORES NO SANTUÁRIO EM TODAS AS SEXTAS FEIRAS DO MÊS. PARA ISSO AINDA AGUARDAMOS A RESPOSTAS DE ALGUMS IRMÃOS.
VENHAM PARTICIPAR DESSAS NOITES DE BENÇÃOS QUE DEUS ESTA PREPARANDO PARA NÓS.
                         “O TEMOR AO SENHOR, É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA.”
                                                                                                     SALMO 110, 10.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Missas nas Igrejas Urbanas, Distritais e Rurais de Cândido Mota

 Pinguela: 1ª quinta-feira do mês às 19:30h.

3ºDomingo de cada mês às 10:00h.

São Benedito: 4ª sexta-feira do mês às 19:30 h.

2ºDomingo de cada mês às 10:00h.

Porto Almeida: 2ª quarta-feira do mês às 19:30 h.

4ºDomingo de cada mês às 09:30h.

Frutal: Todos os sábados às 19h30.

Alexandria: Todos os domingos às 19h30.

Água das Pedras: 3ªsexta-feira às 19:30 h.

Pirapitinga: 1ªsexta-feira às 19:30 h.

     Sábado:

Matriz - 19h00

Frutal - 19h30

Santuário Santa Clara – 20h00

Sagrada Família – 19h30

     Domingo:

São Judas Tadeu – 08h00

São José – 08h00

Matriz – 08h30

Batizado – 09h30

São Francisco de Assis – 18h00


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 18h00

Alexandria – 19h30

Santa Teresinha do Menino Jesus – 19h30

Matriz – 19h30

De terça a sexta-feira, Missas diárias na Matriz às 19h00


Todas as terças e sextas – feiras, Missa na Casa das Irmãs de São Caetano às 18h00.

1ª terça-feira do mês, Missas às 09h30 no Asilo

2ª quarta-feira do mês, Missa às 19h30 na Comunidade Santíssima Trindade

Todos os dias 11 de cada mês, Missa em Memória de Santa Clara no Santuário às 19h30.

Toda 1ª sexta-feira do mês, Missa do Sagrado Coração de Jesus às 15h00 na Matriz.

REUNIÕES FIXAS:

1ª terça-feira – LITURGIA

1ª quinta-feira – CPP

2ª quinta-feira - MINISTROS