terça-feira, 31 de julho de 2012

IBGE divulga dados - CERIS mostra "Igreja Viva"


De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais. A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas. CERIS mostra “Igreja Viva” O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS: De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento: “Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.

O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil. “O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS. Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise. Alguns números da pesquisa Paróquias

Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional. Padres
Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes. A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.

Assessoria de Imprensa da CNBB


segunda-feira, 30 de julho de 2012

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

Na realidade, todo e cada dia seria ocasião de viver nossa vocação e meditar sobre ela. Não haveria necessidade de dedicar um mês do ano para isso. Mas é um modo didático que a Igreja usa, para facilitar o chamamento de nossa  atenção para certos pontos de nossa fé e de sua prática em nossa vida cristã. Então há um mês de Maria, do Coração de Jesus, da Bíblia, das Missões, como há o mês das vocações. No mês de agosto meditamos, de maneira mais especial, sob os mais diversos aspectos sobre as vocações das pessoas consagradas diretamente ao serviço do Evangelho, como também, sobre as vocações mais variadas dos cristãos no mundo, onde acontece o Reino de Deus.
Uma coisa é comum para todos, indiferentemente dos caminhos que cada um escolhe: é que Deus nos escolheu primeiro. Escolheu-nos não somente para nos dar o dom da vida, mas também para vivermos a sua santidade manifestada em Jesus Cristo. Não raro a santidade é considerada como um  dom daqueles que faz maravilhas, milagres ou leva uma vida toda especial, diferente dos demais. Confunde-se às vezes a realidade com o modo de viver a realidade, neste caso, a realidade é a santidade.
Antes de meditarmos o como viveremos, é necessário saber que somos todos, indistintamente,  chamados a sermos santos em Cristo Jesus, que é o nosso protótipo. Isto está claro na Carta aos Efésios 1,3-14. Aí nós aprendemos os quatro passos para que isso aconteça: 1. O chamamento para a santidade é uma iniciativa de Deus. 2. Ele quer fazer-nos filhos seus, por meio de seu Filho Jesus. 3. Para isso fomos perdoados e redimidos pelo sangue de Cristo. 4. Este projeto de Deus estava escondido até sua revelação, com a chegada de Jesus Cristo, que deve resgatar o mundo para a glória do próprio Deus.
A oportunidade está aberta para todos, sem exceção. Deus conta com nossa liberdade e com nossa generosidade em responder ao seu convite. As circunstâncias de nossa vida são diversas, e na maior parte  elas não depende de nós. Mas há liberdade suficiente para escolhermos nossos caminhos. O importante é servirmos a Deus no serviço aos nossos irmãos e ao mundo em que vivemos  que, ao mesmo tempo, construímos.
                                                                                                              FF. Ismael Martignago - pároco       

sábado, 28 de julho de 2012




AVISOS PAROQUIAIS



1– Neste domingo, dia 29, haverá a tradicional bênção dos carros na Avenida da Saudade a partir das 09h30 da manhã.


2 – MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE DA PASTORAL DA CRIANÇA: Será dia 29 de julho, a partir das 15h00 na Escola Olga Breve.


3 – REUNIÃO DOS COORDENADORES DOS COROINHAS: Será quarta-feira, dia 1º de agosto, às 19h30 no CPP.


4 – REUNIÃO DO CONSELHO DE PASTORAL PAROQUIAL: Será quinta-feira, dia 02 de agosto, às 20h00 no CPP.



5 – No próximo final de semana, dia 04 e 05 de agosto acontecerá a tradicional Festa do Santuário Santa Clara. Toda comunidade está convidada a participar.


quinta-feira, 26 de julho de 2012



O E.C.C.  ACONTECERÁ NESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 27, 28 E 29 DE JULHO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES


Que Deus abençoe todos os casais que irão participar deste maravilhoso encontro!!!!


O QUE É O ECC?
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

COMO NASCEU?
Nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastore) que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária. Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Como disse textualmente o seu fundador: "Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade"

O ECC HOJE
O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisão geográfica da CNBB).
O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como
“Igrejas Domésticas”,
“Formadoras de Pessoas”,
“Educadoras na Fé” e
“Promotoras do Desenvolvimento”,
tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho,
pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.


OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.

DESENVOLVIMENTO
O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.


1ª ETAPA
É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica; inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família; levar os casais da paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-Encontro, dar-lhes motivação para se engajarem; criar a convivência fraterna nas paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC.

2ª ETAPA
Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é “ser Igreja no mundo de hoje”.

3ª ETAPA
Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser “pessoa” e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não para o “ter”.

ESPÍRITO DO ECC
O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.
Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.


SAIBA MAIS SOBRE O FUNDADOR DO ECC NO BRASIL
O fundador do Encontro de Casais com Cristo – ECC – no Brasil foi o padre Alfonso Pastore. Nascido em Soledade, pequeno município ao norte do Rio Grande do Sul, em 8 de novembro de 1932, era o quinto filho de uma família de sete irmãos. Seus pais, José Pastore e Maria Ranzolim Pastore, eram agricultores e muito religiosos.
Ainda criança, sua família mudou-se para Iomerê, SC. Encorajada pelos pais, a única filha do casal decidiu ser freira. Com a irmã no Juvenato, aos 14 anos, Alfonso foi para o Seminário Camiliano de Iomerê, também com o apoio dos pais.
Dois anos depois, foi cursar o ginásio em São Paulo, na Vila Pompéia. O noviciado foi feito em Jaçanã, distrito de São Paulo. Foi então que conheceu um padre francês, com quem aprendeu o valor da preparação religiosa de namorados e noivos. Conviveu também com o casal Moncau e Nancy, das Equipes de Nossa Senhora, e com o casal Solero e Lia, animadores do Movimento Familiar Cristão (MFC) em toda São Paulo.
Depois de um ano em Jaçanã, ingressou no curso de Filosofia e, três anos depois, no curso de Teologia, em São Paulo. No 4º ano de teologia, foi ordenado Padre, no dia 29 de junho de 1958. De volta ao sul do país, no Paraná, Padre Alfonso dedicou-se à Pastoral Familiar e acompanhou o surgimento da Pastoral da Criança, na Diocese de Londrina.
Em abril de 1970, voltou a São Paulo, para a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Pompéia, onde se dedicou a organizar os grupos do Movimento Familiar Cristão (MFC) e as Equipes de Nossa Senhora. A partir deste trabalho, sentiu a necessidade de desenvolver um trabalho mais forte com as famílias. Levou a idéia do ECC ao Frei Lucas Moreira Neves, então Cardeal, Prefeito da Sagrada Congregação dos Bispos, o terceiro homem na hierarquia da Igreja e Assistente Estadual do MFC. Frei Lucas pediu-lhe que levasse tal idéia ao Frei Gorgulho, assessor bíblico de Dom Arns, na época, Arcebispo de São Paulo. A resposta de Frei Gorgulho chegou 20 dias depois: "Deus abençoe a proposta".
E assim, no mês de abril de 1970 foi realizado o 1º Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o ECC foi para o Rio de Janeiro, expandindo-se para todo o país.
Padre Alfonso foi também provincial da Ordem Camiliana no Brasil. Em São Paulo, atuou na formação de seminaristas e foi capelão de hospitais. Depois iniciou seu trabalho como padre diocesano. Atuou em Vitória-ES, Paracatu-MG, Arinos-MG, dentre outras comunidades. Trabalhou com menores de rua, mães solteiras, atendia leprosários, manicômios, sanatórios psiquiátricos e presos. Além disso, publicou 16 livros, dos quais se destacam “Eu também não acreditava no amor e no poder de Jesus”, “Acolhimento”, “O Iníquio Sistema Carcerário” e “Missa de Cura e Testemunho”.
Por onde passou, Padre Alfonso deixou saudade do seu costumeiro "Viva", marcado de fé, dedicação, esperança e amor. Morreu em 2000, em Vitória, ES, aos 67 anos, às vésperas do ECC completar 30 anos, em 17 de março de 2000, devido a um câncer generalizado.
Biografia baseada no livro de Pe. Alfonso Pastore, “Construir a Fraternidade: o grande desafio. Onde está a fraqueza da Igreja”, e no texto de Éber e Vânia (Secretaria Nacional do Encontro de Casais com Cristo do ano 2000).

terça-feira, 24 de julho de 2012


25 DE JULHO, DIA DE SÃO CRISTOVÃO!!!

No próximo domingo, dia 29 de julho, haverá
a tradicional Bênção dos Carros na
Avenida da Saudade a
 partir das 09h30 da manhã.

 
São Cristóvão viveu em 251 DC e é o patrono dos viajantes e é um dos "Quatorze Santos Ajudantes" que apareceram para Santa Joana D’Arc. Um mártir, São Cristóvão chamado Kester morreu em Lycia ,na Ásia Menor (atualmente Turquia). Diz a tradição que ele era um homem muito forte que ajudava as pessoas a cruzarem o rio. Um dia um menino pediu para ajudá-lo e São Cristóvão colocou-o nos ombros e começou a atravessar o rio. A cada passo a criança ficava mais pesada e São Cristóvão se esforçava ao máximo para salvar o menino. São Cristovão disse a criança que estava muito difícil e que parecia estar carregando o mundo! E a criança respondeu:" Não fique surpreso! Você está carregando o mundo, você carrega o criador do mundo nos ombros! O menino era Jesus! Por isso São Cristovão é invocado por todos antes de fazerem uma jornada. Raramente se vê um taxi ou onibus sem a medalhinha de São Cristovão em alguns lugar do painel. Christopher significa "carregador de Cristo". (Christo-phoros). As sua relíquias estão em Roma e Paris. Ele é invocado contra acidentes. Em algumas cidades é costume os motoristas levarem seus veículos para serem bentos no dia 25 de julho na igreja de São Cristóvão. Existe uma tradição antiga, que diz que quem olhasse a imagem de São Cristovão, passaria aquele dia sem qualquer dano. Daí a grande quantidade de imagens e pinturas de São Cristovão nas Igrejas, lojas e residências.




Oração a São Cristóvão

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal.

São Cristovão, rogai por nós!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

AVISOS PAROQUIAIS


1 – REUNIÃO DA FEIRA SOCIAL – Será segunda-feira, dia 23, às 19h30 no CPP. Os organizadores convidam a todos que queiram fazer parte do evento a estarem presentes na reunião.


2 – A Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude ficará exposta na Igreja Matriz até o dia 29 de julho. Ainda durante esta semana haverá momentos de adoração preparado por diversos grupos religiosos de nossa comunidade.


3 – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DO AGRICULTOR: Será sexta-feira, dia 27, às 19h00 no Sindicato Rural.


4 – MISSA DA FAMÍLIA: Será neste domingo, dia 22, às 10h00 na Igreja Matriz.



SER DIZIMISTA É SER EVANGELIZADOR!!!

Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua igreja para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. E para que ela possa desempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos, devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a igreja viva de Cristo aqui na terra. Com o dízimo você ajuda a transformar a igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir a sua missão evangelizadora.

Missa em Ação de Graças Pelos Dizimistas Aniversariantes do
Mês de Julho - Será neste domingo, dia 22, às 19h30 na
Igreja Matriz.


sábado, 14 de julho de 2012

FELIZ ANIVERSÁRIO FREI ISMAEL MARTIGNAGO!!!
  
                                                                  Nascido em Santa Bárbara D’Oeste, em 15 de Julho, de 1938, filho de Dante Martignago e Olinda Carpin Martignago.
Entrou, em 1951, para o Seminário São Fidelis, de Piracicaba. Seguiu para a Ordem dos Frades Capuchinhos, em Taubaté, onde em dezembro 1958, fez a profissão temporária (3anos). Em dezembro de 1961, com o curso o curso de Filosofia já concluído, fez a profissão perpétua, na cidade de Mococa.
Sua Ordenação Sacerdotal foi imposta pelas mãos de Dom Evaristo de Paula (falecido), na Igreja Imaculada Conceição em São Paulo, em 27 de junho de 1965 e celebrou sua primeira missa, dois dias depois, em sua cidade natal.
Bacharelou-se em Ciências Teológicas pela Faculdade de Teologia Assunção, cursou o Instituto de Canto Gregoriano e se formou jornalista pela Faculdade Cásper Libero. Em 1976 tornou mestre em Teologia Moral pela Universidade Lateranense, de Roma.
Na Ordem dos Capuchinhos e à Igreja prestou serviços na cidade de São Paulo como Vigário Paroquial da Igreja Imaculada Conceição, Secretário da Província e Executivo da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e Vigário Paroquial, na Igreja São José Operário. Foi redator chefe do Jornal “O São Paulo”, da Arquidiocese de São Paulo, Vigário Provincial e Ministro Provincial da Província dos Capuchinhos de São Paulo, (1987-1992).
Já pelo interior do estado foi Pároco de Votuporanga, Vigário Paroquial da Basílica de N.Sra. Aparecida, de Rio Preto; na Paróquia Sto Antonio, em Sto André; em Pereira Barreto. Foi Superior da Fraternidade e Pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Birigui (1996-2007) e professor de Moral Social no Curso de teologia, Presidente do Conselho dos Presbíteros da Diocese de Araçatuba, Professor de Teologia Moral, no Curso Integrado, em Nova Veneza.
Ocupou o cargo de Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, na IV Assembléia Latino-Americana, (ALAC), no Peru; Presidente do Secretariado dos Capuchinhos para a América latina (SECAL). Nomeado Presidente da Comissão Internacional para redação dos Estatutos das Conferências dos Superiores Maiores e participou da redação de dois capítulos gerais da Ordem dos Frades Capuchinhos, em Roma.
É professor de Teologia Moral na Faculdade João Paulo II, em Marília e na Escola de Teologia para leigos, em Piracicaba.
Está como pároco em Cândido Mota, na Paróquia N.Sra. das Dores, desde, 2008 aonde chegou incentivando e valorizando o trabalho dos leigos nas comunidades.
Admirador da Dra. Zilda Arns apoiou desde sua chegada as pastorais já existentes e incentivou a formação de novas pastorais. Suas visitas nas Celebrações da Vida (Dia do Peso) são esperadas com alegria pelas coordenadoras e mães da Pastoral da Criança.
Percebeu com muita sensibilidade o talento agrícola da cidade e idealizou a já tradicional e popular Festa do Milho, onde há quatro anos os paroquianos vivenciam ações de solidariedade, caridade e confraternização.
É um dedicado orientador da Pastoral Catequética, ministra mensalmente a formação para os catequistas da paróquia, orienta os ministros da Eucaristia e equipes litúrgicas.
Frei Ismael é um catequista incansável, por onde passa deixa a marca de pastor acolhedor. Com maravilhosas homilias arrebanha e evangeliza suas ovelhas. Apresenta Cristo e seus mandamentos para nossa vida cotidiana. O Cristo humano e divino que nos quer mais santos a cada dia, no amor ao próximo.
Seus editoriais no Jornal Paróquia em Ação são outra fonte de conhecimento evangélico e litúrgico.
É atencioso no recebimento de seus irmãos de Ordem, de amigos que o visitam em sua casa e está sempre disposto para auxiliar os que lhe procuram.

Parabéns Frei Ismael, que Deus o proteja sempre com Suas bênçãos!


          

   AVISOS PAROQUIAIS


1 – Neste domingo, dia 15 de julho nosso Pároco Frei Ismael Martignago comemora mais um aniversário. Que o Senhor Jesus e a Virgem das Dores sejam de presença constante no decorrer de sua vida.


2 – A Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude ficará exposta na Igreja Matriz a partir de hoje, dia 14 ao dia 29 de julho, onde haverá momentos de adoração preparado por diversos grupos religiosos de nossa comunidade.


3 – MISSA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO CARMO E BENÇÃO DOS ESCAPULARIOS: Será segunda-feira, dia 16 às 20h00, na Igreja de Santa Teresinha.


4– REUNIÃO DOS COORDENADORES DO ECC: Será quarta-feira, dia 18, às 20h00 no Salão Paroquial.


5 – MISSA DA FAMÍLIA: Será domingo, dia 22 de julho, às 10h00 na Igreja Matriz.

Missa de 7º dia de falecimento do Pe. Marcos Antonio  Damasceno

         Nesta 6ª feira, dia 13 de julho de 2012, aconteceu a Celebração do 7º dia de falecimento do Pe. Marcos Antonio Damasceno, presidida pelo Pe. Carlos Augusto Martins Junior, reitor do Seminário São José em Assis, e concelebrada pelo Pe. Sérgio e pelo Diácono Leandro César Martins. A presença dos fiéis foi marcante, inclusive vindos de comunidades e Paróquias de outras cidades, que conheciam o Pe. Marcos. Sua família recebeu os sentimentos e as orações de todos. Na homilia, o Pe Carlos falou da certeza que devemos ter da nossa ressurreição, fundada na Ressurreição de Cristo, e que o Pe. Marcos, que celebrou os mistérios de Cristo na terra sob o véu dos Sacramentos, contempla e vive agora no Céu a Sua realidade, tal como Ele é”.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

RÉPLICA DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE E ÍCONE DE NOSSA SENHORA CHEGAM A CÂNDIDO MOTA NESTE FINAL DE SEMANA



 PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA N. SRA. DAS DORES

15/07/2012 (DOMINGO)  - TOPADA GERAL
17/07/2012 (TERÇA-FEIRA) – MATRIZ
18/07/2012 (QUARTA-FEIRA) – GRUPO DE ORAÇÃO DA MATRIZ
19/07/2012 (QUINTA-FEIRA) – SÃO JOSÉ, N. S. P. SOCORRO E SANTA CLARA
20/07/2012 (SEXTA-FEIRA) – TOPADA
21/07/2012 (SÁBADO) – ASILO E SANTÍSSIMA TRINDADE
22/07/2012 (DOMINGO) – TOPADA GERAL
24/07/2012 (TERÇA-FEIRA) – SANTA TERESINHA E SAGRADA FAMÍLIA
25/07/2012 (QUARTA-FEIRA) – GRUPO DE ORAÇÃO DA MATRIZ
26/07/2012 (QUINTA-FEIRA) – SÃO FRANCISCO E SÃO JUDAS
27/07/2012 (SEXTA-FEIRA) – TOPADA
28/07/2012 (SÁBADO) – GAC (GRANDES AMIGOS EM CRISTO)
29/07/2012 (DOMINGO) – TOPADA GERAL – ENCERRAMENTO COM MISSA ÀS 08H30 DA MANHÃ

“O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida e cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.”(Beato João Paulo II)

O COMEÇO

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

QUANDO ACONTECE A JMJ?

Em intervalos de 2 ou 3 anos:

1986 – Roma, Itália
1987 – Buenos Aires, Argentina
1989 – Santiago de Compostela, Espanha
1991 – Czestochowa, Polônia
1993 – Denver, Estados Unidos
1995 – Manila, Filipinas
1997 – Paris, França
2000 – Roma, Itália
2002 – Toronto, Canadá
2005 – Colônia, Alemanha
2008 – Sydney, Austrália
2011 – Madrid, Espanha

ESPIRITUALIDADE DAS JORNADAS DA JUVENTUDE

As Jornadas são momentos muito ricos, com uma espiritualidade própria que é marcada por quatro pontos:
1 – O Encontro com a Pessoa de Jesus Cristo;
2 – Amor à Igreja na pessoa do Papa/ Bispo e escuta de sua palavra;
3 – Vivência da universalidade e da comunhão da Igreja;
4 – Os jovens protagonistas da nova evangelização e da construção da Civilização do Amor.

O QUE ACONTECE NA JMJ?

A Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um.
São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e a Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que fraternidade na diversidade é possível.

A CRUZ PEREGRINA


“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Beato João Paulo II)


ÍCONE DE NOSSA SENHORA


“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, acolhe-la em suas vidas”. (Roma, 18º Jornada Mundial da Juventude, 2003)

“Nossa Senhora esteve presente no Cenáculo com os Apóstolos quando eles estavam esperando por Pentecostes. Que ela seja vossa mãe e guia. Que ela vos ensine a receber a palavra de Deus, a valorizá-la e meditá-la em seu coração (Lc 2,19) como ela fez com sua vida. Que ela possa encorajar-vos a dizer o vosso “sim” ao Senhor ao viver “a obediência da fé”. Que ela possa ajudar-vos a permanecer fortes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre atentos a Palavra de Deus”.
Ao observarmos Maria no Ícone carregando seu Filho, ela nos ensina como levá-lo para o mundo.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – RIO 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28,19)

“Esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor. Essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem vive com o Senhor”

quinta-feira, 12 de julho de 2012

"TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"
(Fl 4,13)

A Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota, convida toda Comunidade para a Missa de 7º Dia de Padre Marcos Antônio Damasceno, que será nesta sexta-feira, dia 13, às 19h00 na Igreja Matriz. A Missa será presidida pelos Padres Diocesanos, irmãos de Presbitério de Pe. Marcos e os Frades de nossa Comunidade.


"Não sei se a vida é curta ou longa para nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve,
palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia,
lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
                                                                          (Cora Coralina)