quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI deixa o Vaticano e encerra seu Papado de oito anos

O papa Bento 16 deixou oficialmente o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília) desta quinta-feira (28), encerrando o seu pontificado de oito anos. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 20h no horário local.
No período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida. 
Bento 16 foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma, onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento, atualmente em reforma, dentro do Vaticano.
Ao chegar em Castel Gandolfo, o pontífice apareceu na sacada de seu aposento e abençoou a multidão de fiéis presentes.
Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito.
Seu último ato como papa foi a publicação de um tuíte em que agradece o apoio. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", diz a mensagem

Despedida

Hoje pela manhã, ao se despedir dos cardeais no Vaticano, Bento 16 disse que oferece ao futuro papa sua "obediência incondicional".
"Entre vocês, do Colédio Cardenalício, está o futuro papa, a quem eu prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei perto de vocês com orações, especialmente nestes dias [do conclave], para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do papa", afirmou.
Mais uma vez, ele fez referência aos momentos turbulentos do seu papado: "Nestes anos, temos vivido com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, junto a momentos onde as nuvens se condensavam no céu." Joseph Ratzinger é o primeiro pontífice a renunciar em cerca de 600 anos.
A convocação oficial para os cardeais eleitores chegarem a Roma será enviada amanhã pelo Vaticano.

Entenda o processo sucessório do novo Papa

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.
Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16.
Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 115 cardeais aptos a escolher o novo pontífice, já que um deles (Keith O'Brien, da Escócia) renunciou ao cargo e outro (Julius Riyadi Darmaatmadja, da Indonésia) por problemas de saúde não poderá comparecer a eleição.
Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite
Cinco cardeais brasileiros deverão participar da eleição. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite de 80 anos.

Que Nosso Senhor  Jesus Cristo e Nossa Mãe Santíssima abençoe  abundantemente a vida de Bento XVI...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013



Frei José de Oliveira comemorou, em missa de Ação de Graças, realizada no sábado à noite, dia 23, na Matriz ‘Nossa Senhora das Dores’, 60 anos de vida sacerdotal. O religioso recebeu amigos e familiares vindos de outras cidades, o prefeito Zacharias Jabur e o vice, Antonio Carlos Bonini de Paiva, além das felicitações de centenas de pessoas, que lotaram a igreja para assistir à missa e a homenagem prestada pela Câmara Municipal outorgando-lhe o título de cidadão cândido-motense. A missa foi celebrada pelo homenageado, mas teve as presenças do Provincial da Ordem dos Frades Capuchinhos, Frei Airton Grigoleto, Frei Cláudio Messias e os Frades cândido-motenses, Frei Ismael Martignago, Frei Alonso Pires e Frei Luís Gonzaga.

O Pároco de Cândido Mota, Frei Ismael Martignago, fez a homilia ressaltando a importância do sacerdócio para a igreja, e destacando o grande trabalho que Frei José fez ao longo dos 14 anos em Cândido Mota, além dos outros 46 nas cidades por onde atuou.

“O grande gênio Santo Agostinho disse que é Cristo que age através do sacerdote, independe da santidade pessoal dele, é Cristo que age nele. Temos essa segurança que na pessoa do sacerdote está Jesus Cristo. São Francisco dizia que, se passasse na frente dele um sacerdote e um anjo, ele primeiro saudaria o sacerdote para depois saudar o anjo. Padre é o coração de Jesus agindo no meio do povo. Tudo isso é o significado do que estamos comemorando hoje, tão bem exercida pelo frei José; um grande e silencioso trabalho. Eu acredito que pelo menos dois terços das famílias cândido-motenses receberam a visita do Frei José”, declarou.

Em suas palavras, Frei José agradeceu as homenagens, vindas, inclusive, de cidades onde atuou antes de chegar a Cândido Mota, em 1999. “Agradeço ao Frei Ismael pela homilia que acaba de fazer e as palmas que eu interpreto como sendo a Jesus, sumo sacerdote porque desde que me conheço por gente, a divina providência encaminhou-me para a Ordem Franciscana Capuchinha. E aqui estou depois de tantos anos e, graças a Deus, me sinto muito feliz e com muita coragem de continuar meu trabalho em benefício da comunidade. Agradeço por me dar tantos anos de vida e trabalho sacerdotal e enquanto Ele me der vida e saúde quero continuar atuando. Agradeço a manifestação de amor e amizade pelos lugares por onde passei e aqui, as que vocês demonstraram hoje”, agradeceu.

No final da celebração, antes de Frei José receber o título de cidadão cândido-motense, o prefeito Zacharias Jabur enalteceu o trabalho realizado por ele, à frente da comunidade cândido-motense citando Bertold Brecht e o definindo como ‘o cara’. “Há aqueles que lutam um dia e, por isso, são bons. Há aqueles que lutam muitos dias e, por isso, são muito bons. Há aqueles que lutam anos e são melhores ainda. Porém, há aqueles que lutam toda a vida. Esses são imprescindíveis”, citou.
“O pregador do Evangelho será aquele que, mesmo à custa de renúncias e sacrifícios, busca sempre a verdade que deve ser transmitida aos demais. Não vende e nem dissimula a verdade pelo desejo de agradar aos homens, de causar assombro, nem por originalidade ou desejo de aparecer. Deus o abençoe”, finalizou.
 
A Vereadora Regina Jabur indica título de ‘cidadão’:

O título de cidadão cândido-motense, entregue a Frei José de Oliveira após a missa solene que comemorou 60 anos de vida sacerdotal ao religioso, foi indicado pela vereadora Regina Jabur (PMDB), aprovado por unanimidade em sessão ordinária. "Com muito orgulho, entregamos o título ao querido frei José de Oliveira. A vida de um religioso todos sabemos, não é fácil. Ele desapega-se totalmente de bens materiais, leva uma vida de muita clausura e deixa de conviver com os membros de sua família. Vivem como os primeiros apóstolos, que acompanharam Jesus e receberam a incumbência de divulgar os evangelhos e as palavras sagradas inspiradas pelo Espírito Santo, assim como frei José tem a importante missão de difundir a fé e fortalecer os membros da Igreja", disse a vereadora.

De acordo com Regina Jabur, ‘a importante vida religiosa de frei José é fortalecida ainda mais como orientador espiritual do Apostolado da Oração, da Legião de Maria e da Ordem Franciscana’. O mundo atual necessita cada vez mais do exemplo e da atuação de religosos tão abnegados como frei José. Agradeço, em nome de todos, o importante trabalho desenvolvido nessa paróquia. Rogamos a Deus e a Jesus, o Cristo, que continue inspirando-o nessa sublime missão. Continue tendo sempre muita força física, psíquica e espiritual", completou a parlamentar.
                                 (Fonte: O Diário do Vale)

Parabéns Frei José!!! Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa
 Senhora das Dores lhe abençoe e lhe conceda muitos anos vida
 para continuar sua missão em nossa Paróquia!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O TEMPO LITÚRGICO DA QUARESMA


Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. É uma palavra que vem do latim: quarenta.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 D.C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e é um período reservado para a reflexão, a conversão espiritual e onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar seu espírito.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitência e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.
Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário
Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O Jejum: A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.
Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

São cinco as Celebrações importantes deste Tempo Quaresmal:

1.      A Quarta-feira de cinzas:


      imposição das cinzas (disposição para iniciarmos o nosso caminho de conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho”). O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Na quarta-feira de cinza se faz, também, abertura da Campanha da Fraternidade.

2.      O Domingo de Ramos:


 ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.

3.      A Ceia do Senhor:


realizada na quinta-feira Santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e, portanto, o resgate dos pecadores.

4.      A Sexta-feira da paixão:


 também conhecida como Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor, às 15h00. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.

5.      A Vigília Pascal:


no sábado à noite, o Sábado de Aleluia, onde é celebrada a Ressurreição do Senhor, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.
(Fonte: CNBB)


sábado, 23 de fevereiro de 2013

AVISOS PAROQUIAIS



1 – Haverá reunião da Pastoral Familiar na segunda-feira, dia 25, às 20h00 no CPP.


2 – REUNIÃO SOBRE A 5º FESTA DO MILHO: Será terça-feira, dia 26, às 19h30 no CPP.



3 – Toda segunda-feira, após o terço, será realizado a Via Sacra na Igreja Matriz.


4 – O Encontro de Formação para os Catequistas será no próximo domingo, dia 03 de março, às 08h30 no CPP.



5 – NESTA SEMANA HAVERÁ CONFISSÕES COMUNITÁRIAS NAS SEGUINTES COMUNIDADES:

-Dia 26, terça-feira, às 19h30 na Igreja São Judas Tadeu.
-Dia 27, quarta-feira, às 19h30 nas Igrejas São José e São Francisco.
-Dia 28, quinta-feira, às 19h30 no Frutal.
-Dia 1º, sexta-feira, às 19h30 na Igreja  N. Sra. do Perpétuo Socorro e na Igreja da  Pirapitinga.



6 – A Pastoral da Criança está solicitando roupas e calçados usados em bom estado para um Bazar da Pechincha, a ser realizado dia 10 de março no barracão da Igreja São Judas, a partir das 09h00 da manhã. As doações poderão ser feitas nas Igrejas ou na Secretaria Paroquial.


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 25 DE FEVEREIRO À 1º DE MARÇO DE 2013

25 - Segunda-feira – Frei Alonso em Votuporanga
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS


26 - Terça-feira – Frei Ismael em Piracicaba
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI ISMAEL
19h30: Confissão Comunitária na São Judas – FREI ALONSO
19h30: Reunião sobre a Festa do Milho – FREI ISMAEL

27 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz FREI LUIZ
19h30: Confissão Comunitária na São José – FREI ISMAEL
19h30: Confissão Comunitária na São Francisco – FREI ALONSO

28- Quinta-feira
18h30: Terço – FREI ISMAEL
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
19h00: Missa no Frutal – FREI ALONSO

01 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI LUIZ
19h30: Missa e Confissão Comunitária na Pirapitinga – FREI ALONSO
19h30: Confissão Comunitária na Perpétuo Socorro – FREI ISMAEL

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Filho de Raymundo Tomé de Oliveira e de Olívia Cuba de Miranda, Frei José de Oliveira nasceu aos 05 de dezembro de 1928 na Paróquia de Santo Antônio em Porangaba-SP. Ali foi batizado aos 16 de dezembro de 1928 e crismado aos 09 de março de 1930 por D. José C. de Aguirre, Bispo de Sorocaba.
Fez a primeira Comunhão na Igreja acima citada e os primeiros estudos no Bairro do Rio Bonito. Entrou para o Seminário Seráfico São Fidélis de Piracicaba aos 09 de março de 1939. Vestiu o hábito em Taubaté no Convento de Santa Clara, aos 12 de janeiro de 1946. Foi seu mestre de noviços Frei Epifânio Menegazzo. Emitiu os primeiros votos em Taubaté, no Convento de Santa Clara aos 21 de janeiro de 1947, perante Frei Felicíssimo de Prada. Os votos perpétuos, em Mococa, no Convento São José aos 21 de janeiro de 1950 pelas mãos de Frei Marcos Brevi.
Em Mococa estudou Filosofia nos anos de 1947, 1948 e 1949. No Convento de São Paulo estudou Teologia nos anos de 1950-1953. Recebeu a primeira Tonsura aos 03 de junho de 1950 de D. Antônio Alves de Siqueira, Bispo Auxiliar de S. Paulo, em São Paulo. Ali recebeu também o Ostiarato e o Leitorato aos 23 de setembro de 1950 de D. Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo. O Exorcisato e Acolitato, aos 23 de dezembro de 1950, em São Paulo de D. Antônio Alves de Siqueira. O subdiaconato, aos 20 de setembro de 1952, de D. Paulo Rolim Loureiro. Do mesmo Bispo recebeu também o Diaconato aos 20 de dezembro de 1952, e o Presbiterato aos 22 de fevereiro de 1953. Terminado os estudos, em agosto de 1953 partiu para Roma onde licenciou-se em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana em junho de 1956.
Retornando à Província lecionou História da Igreja para mais da metade dos Frades da Província, que estiveram sob seus cuidados nos últimos anos que precederam suas ordenações. Foi Guardião, Superior e Pároco em várias Fraternidades da Província e por duas vezes Definidor Provincial.
Chegou em nossa Paróquia no ano de 1999, onde começou a realizar  trabalhos como orientador espiritual do Apostolado da Oração, da Legião de Maria e da Ordem Secular Franciscana. Muito acolhedor, Frei José acompanha as famílias candidomotenses levando sempre uma palavra de conforto e esperança em suas visitas, ministrando o Sacramento da Unção dos enfermos e abençoando seus lares, locais de trabalho, etc...
Hoje, é com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora das Dores parabeniza Frei José pelos seus 60 anos de Vida Sacerdotal!!!
Nossos sinceros agradecimentos por sua dedicação ao povo de Deus. Que Nossa Senhora das Dores lhe abençoe e lhe conceda muita saúde e paz!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Frei Luiz chegou em Cândido Mota- SP em janeiro de 2011, vindo da cidade de Dracena-SP, onde residiu por oito anos exercendo o função de Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Nesta data festiva, todos nós, seus amigos paroquianos, lhe saudamos, e agradecemos a Deus que providenciou o nosso encontro, selando-o com uma verdadeira amizade.
Continue sempre caminhando na presença de Deus, Ele guiará seus passos e lhe ajudará nas decisões, para que suas conquistas e vitórias sejam constantes em seus dias.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Padroeira, Nossa Senhora das Dores, lhe abençoe e lhe conceda muitos anos de vida aqui conosco!!! 




Atividade Atual: Vigário Paroquial
Nascimento: 19/02/1935 – Natividade da Serra – SP
Profissão Temporária: 24/12/1953
Profissão Perpétua: 25/12/1956
Ordenação Sacerdotal: 13/03/1960

sábado, 16 de fevereiro de 2013


AVISOS PAROQUIAIS




1 – Formação para coordenadores de grupos do ECC, com a presença de Pe. Leandro, ministrando sobre o tema “Ano da Fé”. Todos os casais estão convidados a participar da Palestra, que será na quarta-feira, dia 20, às 20h30 no São Paroquial.


2 – Toda segunda-feira, após o terço, será realizado a Via Sacra na Igreja Matriz.

3 – As inscrições para a Catequese serão realizadas do dia 18 ao dia 22 de fevereiro. As inscrições para o Setor da Igreja Matriz poderão ser feitas na Secretaria Paroquial, já as inscrições para a Catequese nas outras Comunidades poderão ser feitas na própria Comunidade.


4– Já estão disponíveis na Secretaria Paroquial, os livrinhos da Campanha da Fraternidade 2013.


5 – INSCRIÇÕES PARA COROINHA DA MATRIZ: As inscrições podem ser feitas na Secretária Paroquial durante o mês de fevereiro. Para ser coroinha as crianças devem ter de 9 à 12 anos. As inscrições para as demais comunidades devem ser feitas na própria comunidade.


6 – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 60 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DE FREI JOSÉ DE OLIVEIRA: Será sábado, dia 23, às 19h na Igreja Matriz. Não teremos as missas na Sagrada Família, Santuário e Frutal. Todos os paroquianos estão convidados a participar.


7 – REUNIÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA: Será na sexta-feira, dia 22, às 19h30 no CPP.







MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
De 18 À 22 DE FEVEREIRO DE 2013


18 - Segunda-feira (Reciclagem até o dia 22)
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS








19 - Terça-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Matriz – FREI JOSÉ





20 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Sra. Aparecida –
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Matriz – FREI JOSÉ
20h00: Reunião dos Coordenadores do ECC – PADRE LEANDRO




21- Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Matriz – FREI JOSÉ


 


22 - Sexta-feira
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Matriz – FREI JOSÉ