sábado, 28 de dezembro de 2013

Missas das vésperas de Ano Novo 31/12/2013

20h00 – Matriz
20h00 – Frutal

Missa de Ano Novo 1º/01/2014

19h30 – Matriz
19h30 - Alexandria




LISTA DE MISSAS, SÁBADO 28 E
DOMINGO 29 DE DEZEMBRO


                                SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

10h00

Matriz

FREI ISMAEL
1 Batizado

19h00

Matriz

DOM SIMÃO
50 Anos das Irmãs de São Caetano no Brasil

19h00

Sagrada Família

FREI ISMAEL
Festa da Sagrada Família

19h30

Frutal

CELEBRAÇÃO

20h00

Santuário

FREI JOSÉ

20h00

Matriz

FREI ALONSO
Casamento


                                DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI JOSÉ

08h00

São Judas

FREI ALONSO

08h30

Matriz

FREI ISMAEL

18h00
São Francisco
FREI ALONSO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI ISMAEL

19h30
Alexandria
FREI ALONSO

19h30
Santa Teresinha
FREI JOSÉ

19h30
Matriz
FREI ISMAEL

           
                     

MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
30 DE DEZEMBRO DE 2013 À 03 DE JANEIRO DE 2014


30 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS






31 - Terça-feira – VÉSPERA DE ANO NOVO
10h00: Matriz (1 Batizado) –  FREI ALONSO
20h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO
20h00: Missa no Frutal – FREI JOSÉ





01 - Quarta-feira – ANO NOVO
19h30: Matriz – FREI JOSÉ




02 - Quinta-feira
18h30: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ








03 - Sexta-feira
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz – FREI ALONSO





sexta-feira, 27 de dezembro de 2013


A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS POBRES FILHAS DE SÃO CAETANO COMEMORA 50 ANOS DE CHEGADA AO BRASIL!

A Missa de Ação de Graças acontece neste sábado, dia 28, às 19h00 na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

 


A Congregação das irmãs Pobres Filhas de São Caetano, desde 1959 alimentavam um grande desejo de um dia estarem prestando sua pequena contribuição no Reino de Deus em terras de missão. Nesta mesma época chegaram vários pedidos e um deles era para o Canadá. Então as Irmãs com ardor missionário começaram a se preparar para aprender a língua local. Mas como tudo esta no projeto de Deus, finalmente chega um pedido urgente de cinco irmãs para o Brasil. Sem nenhum temor, as cinco irmãs numa total disponibilidade partiram da Itália no dia 17 de Fevereiro de 1963, as pioneiras: Ir. Elisa, Ir. Bruna, Ir. Alfonsa, Ir. Prova, Ir. Celsa. Como a solicitação foi feita pela Diocese de Assis, pelo Bispo Dom José Lazaro Neves, quando elas chegaram, foram trabalhar no antigo hospital Sorocabana. No dia 24 de Julho de 1964  parte o segundo grupo de Irmãs desta vez para Cândido Mota: Ir. Domênica e Ir. Luciana. A entrada oficial delas foi dia 09 de agosto do mesmo ano, a pedido do Frei Policarpo e Frei Paulino. Qual foi a missão designadas para elas? Que elas pudessem dar continuidade as obras existentes no Asilo e no Orfanato só para meninas. As duas entidades funcionavam juntas porém, esta realidade aos poucos foi se modificando na sua estrutura e na sua organização, juntamente com algumas pessoas da comunidade e ajuda financeira da comunidade de Cândido Mota.


Hoje passados 50 anos as Irmãs ainda continuam com o mesmo ardor  missionário, no desenvolvimento de seus trabalhos no Asilo São Vicente de Paulo e na Creche Casa da Criança Nossa Senhora das Dores.

QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, NOSSA SENHORA DAS DORES E SÃO CAETANO VOS ABENÇOE PELO BELÍSSIMO TRABALHO QUE DURANTE TODOS ESSES ANOS VÊM DESENVOLVENDO EM PROL DOS IDOSOS E DAS CRIANÇAS DE CÂNDIDO MOTA!



MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO 48º DIA MUNDIAL DA PAZ, 1º DE JANEIRO DE 2014



FRATERNIDADE, FUNDAMENTO E CAMINHO PARA A PAZ
Nesta minha primeira Mensagem para o Dia Mundial da Paz, desejo formular a todos, indivíduos e povos, votos duma vida repleta de alegria e esperança. Com efeito, no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar.
Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. ... E convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor.

«Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)
Segundo a narração das origens, todos os homens provêm dos mesmos pais, de Adão e Eva, casal criado por Deus à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1, 26), do qual nascem Caim e Abel. Na história desta primeira família, lemos a origem da sociedade, a evolução das relações entre as pessoas e os povos.
Abel é pastor, Caim agricultor. A sua identidade profunda e, conjuntamente, a sua vocação é ser irmãos, embora na diversidade da sua atividade e cultura, da sua maneira de se relacionarem com Deus e com a criação. Mas o assassinato de Abel por Caim atesta, tragicamente, a rejeição radical da vocação a ser irmãos...
A narração de Caim e Abel ensina que a humanidade traz inscrita em si mesma uma vocação à fraternidade, mas também a possibilidade dramática da sua traição. Disso mesmo dá testemunho o egoísmo diário, que está na base de muitas guerras e injustiças: na realidade, muitos homens e mulheres morrem pela mão de irmãos e irmãs que não sabem reconhecer-se como tais, isto é, como seres feitos para a reciprocidade, a comunhão e a doação.

«E vós sois todos irmãos» (Mt 23, 8)
Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?
Parafraseando as palavras do Senhor Jesus, poderemos sintetizar assim a resposta que Ele nos dá: dado que há um só Pai, que é Deus, vós sois todos irmãos (cf. Mt 23, 8-9). A raiz da fraternidade está contida na paternidade de Deus. ...Em particular, a fraternidade humana foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a sua morte e ressurreição... Na família de Deus, onde todos são filhos dum mesmo Pai e, porque enxertados em Cristo, filhos no Filho, não há «vidas descartáveis». Todos gozam de igual e inviolável dignidade; todos são amados por Deus, todos foram resgatados pelo sangue de Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou por cada um. Esta é a razão pela qual não se pode ficar indiferente perante a sorte dos irmãos.

A fraternidade, fundamento e caminho para a paz
As Encíclicas sociais dos meus Predecessores oferecem uma ajuda valiosa neste sentido. Basta ver as definições de paz da Populorum progressio, de Paulo VI, ou da Sollicitudo rei socialis, de João Paulo II. Da primeira, apreendemos que o desenvolvimento integral dos povos é o novo nome da paz e, da segunda, que a paz é fruto da solidariedade.
Paulo VI afirma que tanto as pessoas como as nações se devem encontrar num espírito de fraternidade. E explica: «Nesta compreensão e amizade mútuas, nesta comunhão sagrada, devemos (…) trabalhar juntos para construir o futuro comum da humanidade». Este dever recai primariamente sobre os mais favorecidos. Ora, da mesma forma que se considera a paz como fruto da solidariedade, é impossível não pensar que o seu fundamento principal seja a fraternidade. A paz, afirma João Paulo II, é um bem indivisível: ou é bem de todos, ou não o é de ninguém. Na realidade, a paz só pode ser conquistada e usufruída como melhor qualidade de vida e como desenvolvimento mais humano e sustentável, se estiver viva, em todos, «a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum». Isto implica não deixar-se guiar pela «avidez do lucro» e pela «sede do poder».
A solidariedade cristã pressupõe que o próximo seja amado não só como «um ser humano com os seus direitos e a sua igualdade fundamental em relação a todos os demais, mas [como] a imagem viva de Deus Pai, resgatada pelo sangue de Jesus Cristo e tornada objeto da ação permanente do Espírito Santo», como um irmão.

A fraternidade, premissa para vencer a pobreza
Na Caritas in veritate, o meu Predecessor lembrava ao mundo que uma causa importante da pobreza é a falta de fraternidade entre os povos e entre os homens... Uma tal pobreza só pode ser superada através da redescoberta e valorização de relações fraternas no seio das famílias e das comunidades, através da partilha das alegrias e tristezas, das dificuldades e sucessos presentes na vida das pessoas.
Reconhece-se haver necessidade também de políticas que sirvam para atenuar a excessiva desigualdade de rendimento. Não devemos esquecer o ensinamento da Igreja sobre a chamada hipoteca social, segundo a qual, se é lícito – como diz São Tomás de Aquino – e mesmo necessário que «o homem tenha a propriedade dos bens», quanto ao uso, porém, «não deve considerar as coisas exteriores que legitimamente possui só como próprias, mas também como comuns, no sentido de que possam beneficiar não só a si mas também aos outros».
Por último, há uma forma de promover a fraternidade – e, assim, vencer a pobreza – que deve estar na base de todas as outras. É o desapego vivido por quem escolhe estilos de vida sóbrios e essenciais, por quem, partilhando as suas riquezas, consegue assim experimentar a comunhão fraterna com os outros. Isto é fundamental, para seguir Jesus Cristo e ser verdadeiramente cristão.

A redescoberta da fraternidade na economia
As graves crises financeiras e econômicas dos nossos dias – que têm a sua origem no progressivo afastamento do homem de Deus e do próximo, com a ambição desmedida de bens materiais, por um lado, e o empobrecimento das relações interpessoais e comunitárias, por outro – impeliram muitas pessoas a buscar o bem-estar, a felicidade e a segurança no consumo e no lucro fora de toda a lógica duma economia saudável. Já, em 1979, o Papa João Paulo II alertava para a existência de «um real e perceptível perigo de que, enquanto progride enormemente o domínio do homem sobre o mundo das coisas, ele perca os fios essenciais deste seu domínio e, de diversas maneiras, submeta a elas a sua humanidade, e ele próprio se torne objeto de multiforme manipulação, se bem que muitas vezes não diretamente perceptível; manipulação através de toda a organização da vida comunitária, mediante o sistema de produção e por meio de pressões dos meios de comunicação social».[14]
As sucessivas crises econômicas devem levar a repensar adequadamente os modelos de desenvolvimento econômico e a mudar os estilos de vida. A crise atual, com pesadas consequências na vida das pessoas, pode ser também uma ocasião propícia para recuperar as virtudes da prudência, temperança, justiça e fortaleza. Elas podem ajudar-nos a superar os momentos difíceis e a redescobrir os laços fraternos que nos unem uns aos outros, com a confiança profunda de que o homem tem necessidade e é capaz de algo mais do que a maximização do próprio lucro individual. As referidas virtudes são necessárias, sobretudo para construir e manter uma sociedade à medida da dignidade humana.

A fraternidade extingue a guerra
7. Ao longo do ano que termina, muitos irmãos e irmãs nossos continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra, que constitui uma grave e profunda ferida infligida à fraternidade...
Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão! Renunciai à via das armas e ide ao encontro do outro com o diálogo, o perdão e a reconciliação para reconstruir a justiça, a confiança e esperança ao vosso redor!
Por isso, faço meu o apelo lançado pelos meus Predecessores a favor da não-proliferação das armas e do desarmamento por parte de todos, a começar pelo desarmamento nuclear e químico...
É preciso uma conversão do coração que permita a cada um reconhecer no outro um irmão do qual cuidar e com o qual trabalhar para, juntos, construírem uma vida em plenitude para todos. Este é o espírito que anima muitas das iniciativas da sociedade civil, incluindo as organizações religiosas, a favor da paz.

 A corrupção e o crime organizado contrastam a fraternidade
A fraternidade gera paz social, porque cria um equilíbrio entre liberdade e justiça, entre responsabilidade pessoal e solidariedade, entre bem dos indivíduos e bem comum. Uma comunidade política deve, portanto, agir de forma transparente e responsável para favorecer tudo isto. Os cidadãos devem sentir-se representados pelos poderes públicos, no respeito da sua liberdade. Em vez disso, muitas vezes, entre cidadão e instituições, interpõem-se interesses partidários que deformam essa relação, favorecendo a criação dum clima perene de conflito.
Um autêntico espírito de fraternidade vence o egoísmo individual, que contrasta a possibilidade das pessoas viverem em liberdade e harmonia entre si. ...Penso no drama dilacerante da droga com a qual se lucra desafiando leis morais e civis, na devastação dos recursos naturais e na poluição em curso, na tragédia da exploração do trabalho; penso nos tráficos ilícitos de dinheiro como também na especulação financeira que, muitas vezes, assume caracteres predadores e nocivos para inteiros sistemas econômicos e sociais, lançando na pobreza milhões de homens e mulheres; penso na prostituição que diariamente ceifa vítimas inocentes, sobretudo entre os mais jovens, roubando-lhes o futuro; penso no abomínio do tráfico de seres humanos, nos crimes e abusos contra menores, na escravidão que ainda espalha o seu horror em muitas partes do mundo, na tragédia frequentemente ignorada dos emigrantes sobre quem se especula indignamente na ilegalidade... No contexto alargado da sociabilidade humana, considerando o delito e a pena, penso também nas condições desumanas de muitos estabelecimentos prisionais, onde frequentemente o preso acaba reduzido a um estado sub-humano, violado na sua dignidade de homem e sufocado também em toda a vontade e expressão de resgate. A Igreja faz muito em todas estas áreas, a maior parte das vezes sem rumor. Exorto e encorajo a fazer ainda mais, na esperança de que tais ações desencadeadas por tantos homens e mulheres corajosos possam cada vez mais ser sustentadas, leal e honestamente, também pelos poderes civis.

A fraternidade ajuda a guardar e cultivar a natureza
A família humana recebeu do Criador, um dom em comum: a natureza. ... Em suma, a natureza está à nossa disposição, mas somos chamados a administrá-la responsavelmente. Em vez disso, muitas vezes deixamo-nos guiar pela ganância, pela soberba de dominar, possuir, manipular, desfrutar; não guardamos a natureza, não a respeitamos, nem a consideramos como um dom gratuito de que devemos cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, incluindo as gerações futuras.
...Por isso, é necessário encontrar o modo para que todos possam beneficiar dos frutos da terra, não só para evitar que se alargue o fosso entre aqueles que têm mais e os que devem contentar-se com as migalhas, mas também e, sobretudo por uma exigência de justiça e equidade e de respeito por cada ser humano.

Conclusão
10. Há necessidade que a fraternidade seja descoberta, amada, experimentada, anunciada e testemunhada; mas só o amor dado por Deus é que nos permite acolher e viver plenamente a fraternidade.
O necessário realismo da política e da economia não pode reduzir-se a um tecnicismo sem ideal, que ignora a dimensão transcendente do homem. Quando falta esta abertura a Deus, toda a atividade humana se torna mais pobre, e as pessoas são reduzidas a objeto passível de exploração. Somente se a política e a economia aceitarem mover-se no amplo espaço assegurado por esta abertura Àquele que ama todo o homem e mulher, é que conseguirão estruturar-se com base num verdadeiro espírito de caridade fraterna e poderão ser instrumento eficaz de desenvolvimento humano integral e de paz.
Nós, cristãos, acreditamos que, na Igreja, somos membros uns dos outros e todos mutuamente necessários, porque a cada um de nós foi dada uma graça, segundo a medida do dom de Cristo, para utilidade comum (cf. Ef 4, 7.25; 1 Cor 12, 7). Cristo veio ao mundo para nos trazer a graça divina, isto é, a possibilidade de participar na sua vida. Isto implica tecer um relacionamento fraterno, caracterizado pela reciprocidade, o perdão, o dom total de si mesmo, segundo a grandeza e a profundidade do amor de Deus, oferecido à humanidade por Aquele que, crucificado e ressuscitado, atrai todos a Si: «Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei... O serviço é a alma da fraternidade que edifica a paz.
Que Maria, a Mãe de Jesus, nos ajude a compreender e a viver todos os dias a fraternidade que jorra do coração do seu Filho, para levar a paz a todo o homem que vive nesta nossa amada terra.
Vaticano, 8 de Dezembro de 2013.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

LISTA DE MISSAS, SÁBADO 21 E
DOMINGO 22 DE DEZEMBRO
                          SÁBADO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

19h00

Matriz

FREI ALONSO

19h00

Sagrada Família

FREI ISMAEL
Bodas de Prata
(Benção das Alianças)

19h30

Frutal

FREI JOSÉ

20h00

Santuário

FREI ALONSO

20h00

Sagrada Família

FREI ISMAEL
Casamento

20h00

Santa Teresinha

PADRE ORLANDO
Casamento
                          DOMINGO
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI ALONSO

08h00

São Judas

FREI JOSÉ

08h30

Matriz

FREI ISMAEL

09h30

Matriz

FREI ISMAEL
2 Batizados

09h30

Porto Almeida

FREI ALONSO
1ª Eucaristia
(2 Crianças)
18h00
São Francisco
FREI JOSÉ

18h00
Perpétuo Socorro
FREI ISMAEL

19h30
Alexandria
FREI JOSÉ

19h30
Santa Teresinha
FREI ISMAEL

19h30
Matriz
FREI ALONSO