quinta-feira, 24 de julho de 2014


O 48º E.C.C ACONTECERÁ NESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 25, 26 E 27 DE JULHO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

Que Deus abençoe todos os casais que irão participar deste maravilhoso encontro!!!


O QUE É O ECC?
O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC
O Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.

DESENVOLVIMENTO
O ECC foi idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.

1ª ETAPA
É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. Esta etapa visa, principalmente: despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica; inspirar um maior relacionamento entre os cônjuges e demais membros da família; levar os casais da paróquia a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-Encontro, dar-lhes motivação para se engajarem; criar a convivência fraterna nas paróquias como o grande apelo, a grande missão do ECC.

2ª ETAPA
Esta etapa pretende levar o casal a refletir sobre o verdadeiro sentido da fé batismal, para que ele viva plenamente a mensagem de Jesus Cristo; visa ainda a dar conhecimento aos casais dos Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, mostrando, finalmente, o que é “ser Igreja no mundo de hoje”.

3ª ETAPA
Esta etapa vai propor aos casais uma reflexão profunda, séria e adulta do homem que vive numa sociedade cheia de injustiças, de opressão, de miséria, de egoísmo, de dominação e de marginalização; leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, e seu relacionamento com os outros homens, bem como as injustiças sociais que o impedem de ser “pessoa” e viver como cristão; preparar os filhos para a realidade do dia-a-dia, para o “ser” e não para o “ter”.

ESPÍRITO DO ECC
O ECC é um serviço-escola. Não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. Apresenta-se como um “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA”. É essencialmente paroquial. Esta é a característica fundamental. Pe. Alfonso Pastore chega a dizer que “quem lhe retirar essa característica (paroquialidade) arranca-lhe a alma”. O ECC é feito de casais para casais. É ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social.
Espiritualidade - É a tônica do ECC e se fundamenta em 5 pontos básicos:
a) DOAÇÃO – essência da vida cristã;
b) POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus;
c) SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros;
d) ALEGRIA – nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro;
e) ORAÇÃO – é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo. Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.




AVISOS PAROQUIAIS



1 – Reunião dos Coordenadores dos Coroinhas: Terça-feira, dia 29 às 19h30 no CPP.

2 – Liturgia: Quinta-feira, dia 31 de julho, reunião com as equipes de liturgia, pastoral familiar, grupos, movimentos, pastorais e comunidades, para tratarmos da semana da família, Cerco de Jericó e Festa da Padroeira. É muito importante a participação de todos.

3 – Oficina de Oração: Terá início, dia 05 de agosto às 19h30 no CPP.


LISTA DE MISSAS, SÁBADO 26 
E DOMINGO 27 DE JULHO


                         SÁBADO – ECC na Paróquia
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

14h40

ECC

FREI HAROLDO
“Penitência”

17h40

ECC

FREI SAUL
“Ceia Eucarística”

19h00

Matriz

FREI SAUL OU
FREI ALONSO

19h00

Sagrada Família

FREI JOSÉ

19h30

Frutal

FREI HAROLDO
1 Batizado

20h00

Santuário

FREI CLEMENTINO

20h00

Matriz

FREI ALONSO
Casamento


                                  DOMINGO – ECC na Paróquia
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI CLEMENTINO

08h00

São Judas

FREI JOSÉ

08h40

ECC

FREI SAUL
“Jesus”
08h30
Matriz
FREI ALONSO
Missa de São Cristóvão
09h30...
Bênção Carros
FREIS ALONSO/CLEMENTINO

10h00
Matriz
FREI SAUL
Missa da Catequese
10h35
ECC
FREI JOSÉ
“Oração/meditação”
17h30
ECC
FREI SAUL
“Missa de encerramento”
18h00
São Francisco
FREI CLEMENTINO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI JOSÉ

19h30
Alexandria
FREI HAROLDO

19h30
Santa Teresinha
FREI ALONSO

19h30
Matriz
FREI CARLOS

                        


MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
28 DE JULHO À 01 DE AGOSTO DE 2014


28 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS
29 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI SAUL
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL
19h30: Reunião dos Coordenadores dos Coroinhas – FREI ALONSO

30 - Quarta-feira – Frei Alonso Guariba
15h00: Novena de Nossa Senhora Aparecida – FREI HAROLDO
18h30: Terço RCC
19h00: Missa na Matriz – FREI SAUL
31 - Quinta-feira
18h00: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz –  FREI ALONSO
19h30: Liturgia: FREI ALONSO

01 - Sexta-feira
12h30: Consulta Médica em Assis – FREI SAUL
15h00: Missa do Sagrado Coração de Jesus – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz FREI SAUL
19h30: Missa na Pirapitinga – FREI HAROLDO



Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: 'Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!' Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas? Sim? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu. Sabe por quê? Porque ser seu amigo já é um pedaço dele!

(Vinicius de Moraes)

terça-feira, 22 de julho de 2014


Missa de Ação de Graças a todos os motoristas em comemoração ao dia de São Cristóvão: Será neste domingo, dia 27, às 08h30 na Igreja Matriz. Em seguida, à partir das 09h30, bênção dos veículos na Avenida da Saudade.

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós.



Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.
Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito.

Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência.
Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio.
Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor.
Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.
Amém!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

AVISOS PAROQUIAIS
   
1 – Reunião da Pastoral da Criança: Quinta-feira, dia 24 às 19h30 no CPP.


2 – Casamento Comunitário: Estão abertas as inscrições para o Casamento Comunitário. Os casais que já vivem juntos e desejam se casar na Igreja, poderão fazer suas inscrições na Secretaria Paroquial.


3 – Missa da Catequese: Será no próximo domingo, dia 27, às 10h00 na Igreja Matriz.


4 – Missa de Ação de Graças a todos os motoristas em comemoração ao dia de São Cristóvão: Será no próximo domingo, dia 27, às 08h30 na Igreja Matriz. Em seguida, à partir das 09h30, bênção dos veículos na Avenida da Saudade.

LISTA DE MISSAS, SÁBADO 19 E
DOMINGO 20 DE JULHO


                         SÁBADO - TOPADA
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

11h00

Matriz

FREI ALONSO
1 Batizado

19h00

Matriz

FREI ALONSO

19h00

Sagrada Família

FREI HAROLDO
15 anos da Clara

19h30

Frutal

FREI JOSÉ

20h00

Santuário

FREI SAUL

20h00

Matriz

FREI ALONSO
Casamento



                                 DOMINGO - TOPADA
HORÁRIO
IGREJA
PADRE
INTENÇÃO

08h00

São José

FREI JOSÉ

08h00

São Judas

FREI ALONSO

08h30
Matriz
FREI SAUL

09h30 – 19h30
Assis – C. Mota
FREI HAROLDO
Topada
18h00
São Francisco
FREI ALONSO

18h00
Perpétuo Socorro
FREI SAUL

19h30
Alexandria
FREI ALONSO

19h30
Santa Teresinha
FREI JOSÉ

19h30
Matriz
FREI SAUL

                        
        
MISSAS E COMPROMISSOS DA SEMANA
21 À 25 DE JULHO DE 2014


21 - Segunda-feira
18h00: Ave Maria – IRMÃS DE SÃO CAETANO
18h30: Terço – LEIGOS

22 - Terça-feira
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – FREI SAUL
19h00: Missa na Matriz – FREI HAROLDO

23 - Quarta-feira
15h00: Novena de Nossa Senhora Aparecida – FREI ALONSO
18h30: Terço RCC
19h00: Missa na Matriz – FREI JOSÉ
20h00: Santa Clara (Celebração da Reconciliação ECC) – FREI SAUL
 
24 - Quinta-feira
18h00: Terço – LEIGOS
19h00: Missa na Matriz –  FREI ALONSO
19h30: Pastoral da Criança – FREI HAROLDO
20h00: Matriz (Missa de entrega do ECC) – FREI SAUL
25 - Sexta-feira – Inicio do ECC
18h00: Missa nas Irmãs – FREI JOSÉ
18h30: Terço – LEANDRO
19h00: Missa na Matriz FREI HAROLDO